Dra. Cristina Peres

A Acupuntura

A Acupuntura

Qual é a sua definição de bem-estar? Se a resposta parecer confusa para você, eu posso te explicar. Bem-estar é um conjunto de práticas que engloba boa nutrição, atividades física, bons relacionamentos interpessoais e controle do estresse.

E sabe o que a acupuntura tem a ver com isso? Tudo! Estamos falando de um método da tradicional Medicina Chinesa que atua no diagnóstico, tratamento e prevenção de doenças há mais de 2000 anos.

Muito mais do que a mera inserção de agulhas no corpo, a acupuntura se baseia na estimulação de regiões específicas do organismo conhecidas como “pontos de acupuntura”. As agulhas filiformes costumam ser 10 vezes mais finas do que as utilizadas em injeções, ou seja, não causam dores e desconfortos, além de serem esterilizadas e descartáveis.

A inserção da agulha estimula terminações nervosas que chegam ao sistema nervoso central (medula e cérebro), liberando neurotransmissores que desencadeiam efeitos analgésico, anti-inflamatório e relaxante muscular. A acupuntura também atua como moduladora sobre as emoções e os sistemas endócrino e imunológico.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), centenas de pesquisas científicas já confirmaram os benefícios do método para o tratamento de patologias agudas e crônicas. São ganhos neurológicos, psiquiátricos, ortopédicos, respiratórios, reumatológicos, digestivos, entre outros. Com as sessões, é possível controlar dores e atuar diretamente na promoção da imunidade.

Por mais que seja milenar, a acupuntura dialoga diretamente com as disfunções e doenças da modernidade. De bebês a idosos, a acupuntura se apresenta como um dos métodos mais democráticos para o alívio de dores do corpo e da mente.

1